1 de outubro de 2014

Cegonha Carioca

O que é?




O programa Cegonha Carioca garante o melhor cuidado para mãe e    bebê, acompanhando do pré-natal até o parto, reduzindo a    mortalidade materno-infantil. Mais de 106 mil gestantes atendidas. Criado em 2011, atende desde setembro de 2012 em toda a cidade, contando com 19 maternidades.


Funciona assim: as gestantes que realizam o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município recebem o Passaporte Cegonha, em que fica registrada a maternidade onde terão seus bebês. As futuras mamães podem conhecer a maternidade com um(a) acompanhante, além de participar de ações educativas. Ao final da visita, a gestante ganha o Enxoval Cegonha. A visita à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º e 9º meses) da gestação.
Nada de sufoco na hora de ter o bebê: a “quase mamãe” conta com o Transporte Cegonha, ambulância exclusiva que busca em casa e leva a grávida até a maternidade, onde é recebida por uma equipe treinada, que vai acompanhá-la durante toda a permanência na unidade.

Antes do projeto:
Antes do programa, gestantes ficavam desamparadas e sem condições de acompanhar com segurança a gravidez. Em 2007, a taxa de mortalidade materna no município do Rio de Janeiro foi de 62,3 óbitos por 100.000 nascidos vivos. No mesmo ano, a mortalidade neonatal (responsável por cerca de 70% da mortalidade infantil) foi de 8,2 óbitos por 100.000 nascidos.
Como participar?
Para participar do Cegonha Carioca, basta estar inscrita em um pré-natal do SUS no município do Rio, e ir a um Posto de Saúde, Clínica da Família ou outra unidade de saúde ligada ao programa.
Enxovais e Visitas:
Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe, junto com um acompanhante, participa de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação.

No total, 19 maternidades fazem parte do programa (municipais, estaduais, federais e universitárias). 


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Condessa Paulo de Frontin, 52 - Rio Comprido

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3251-0686 | 3251-0596

Tecnologia do Blogger.