27 de agosto de 2014

Quem foi Salles Neto? Você sabe? Vamos conhecer sua história?

Salles Netto






Biografia de Salles Netto por: Biblioteca da Saúde Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 28 de outubro de 1910.Filho de Francisco Antônio Rodrigues de Salles Filho e Julieta Bastos de Salles recebeu o nome de Francisco Antônio Rodrigues de Salles Netto. Cursou a Faculdade  Nacional de Medicina da Universidade do Brasil até o 3º ano, transferindo-se para Salvador, onde em 1933 concluiu o curso médico. Sua estada na Bahia, se explica pelo fato de ter sido indicado para exercer a função de Inspetor do Ensino Comercial como representante do Ministério da Educação e Saúde. Retornando ao Rio de Janeiro ingressou na Secretaria de Saúde e Assistência ocupando vários cargos.

Exerceu o função de médico nos hospitais Souza Aguiar (Pronto Socorro), Jesus e Getúlio Vargas. Criou o Departamento Municipal da Criança e do Adolescente, criou o Serviço de Assistência Pré-Nupcial, mais tarde transformado em Serviço Municipal de Eugenia; criou o Centro de Tratamento de Toxicose, localizado no Pedregulho, único no gênero na América do Sul,sendo posteriormente transferido para o Largo do Rio Comprido, como Hospital Estadual Salles Netto. Foi Vereador pelo Distrito Federal -de 1958 a 1960- tendo apresentado vários projetos relacionados à saúde publica a à criança. Foi convidado pela embaixada de Portugal para instalar em Lisboa um Serviço Pré-Nupcial semelhante ao adotado no Rio de Janeiro.O convite, todavia, chegou um dia após a sua morte. Foi Professor da Faculdade de Serviço Social ministrando cursos na PUC e na ACM.Proferiu palestras no interior do Brasil a convite de entidades particulares. Suas principais obras foram: "A dinâmica matrimonial", obra técnica e "Barrocos - Contos"obra de cunho sociológico onde o autor aborda o problema das favelas no Rio de Janeiro.



Faleceu no dia 1 de abril de 1961. O nome de Salles Netto foi concedido ao Hospital situado no bairro do Rio Comprido pelo então Governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda.   REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Secretaria de Saúde do Estado da Guanabara. Assistência pública : 80 anos de história. Guanabara, RJ :SUSEME, 1970. 409p. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 28 de outubro de 1910.Filho de Francisco Antônio Rodrigues de Salles Filho e Julieta Bastos de Salles recebeu o nome de Francisco Antônio Rodrigues de Salles Netto. Cursou a Faculdade  Nacional de Medicina da Universidade do Brasil até o 3º ano, transferindo-se para Salvador, onde em 1933 concluiu o curso médico. Sua estada na Bahia, se explica pelo fato de ter sido indicado para exercer a função de Inspetor do Ensino Comercial como representante do Ministério da Educação e Saúde. Retornando ao Rio de Janeiro ingressou na Secretaria de Saúde e Assistência ocupando vários cargos. Exerceu o função de médico nos hospitais Souza Aguiar (Pronto Socorro), Jesus e Getúlio Vargas. Criou o Departamento Municipal da Criança e do Adolescente, criou o Serviço de Assistência Pré-Nupcial, mais tarde transformado em Serviço Municipal de Eugenia; criou o Centro de Tratamento de Toxicose, localizado no Pedregulho, único no gênero na América do Sul,sendo posteriormente transferido para o Largo do Rio Comprido, como Hospital Estadual Salles Netto.



Foi Vereador pelo Distrito Federal -de 1958 a 1960- tendo apresentado vários projetos relacionados à saúde publica a à criança. Foi convidado pela embaixada de Portugal para instalar em Lisboa um Serviço Pré-Nupcial semelhante ao adotado no Rio de Janeiro.O convite, todavia, chegou um dia após a sua morte. Foi Professor da Faculdade de Serviço Social ministrando cursos na PUC e na ACM.Proferiu palestras no interior do Brasil a convite de entidades particulares. Suas principais obras foram: "A dinâmica matrimonial", obra técnica e "Barrocos - Contos"obra de cunho sociológico onde o autor aborda o problema das favelas no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 1 de abril de 1961. O nome de Salles Netto foi concedido ao Hospital situado no bairro do Rio Comprido pelo então Governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda.   REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Secretaria de Saúde do Estado da Guanabara. Assistência pública : 80 anos de história. Guanabara, RJ :SUSEME, 1970. 409p.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Condessa Paulo de Frontin, 52 - Rio Comprido

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3251-0686 | 3251-0596

Tecnologia do Blogger.